O conjunto de medidas preventivas e corretivas que visam evitar a proliferação, infestação, acesso e abrigo de insetos e roedores é chamado controle de pragas e vetores.
Para isso adotamos o sistema de eliminação dos 4 A’s (água, abrigo, alimento e acesso), dessa forma o ambiente estará livre de infestação de qualquer espécie.
O controle de pragas traz diversos benefícios como saúde, bem-estar e qualidade de vida:
As aranhas são insetos com hábitos noturnos que se alimentam de presas vivas. Existem aproximadamente 25.000 espécies de aranhas, sendo as mais comuns no ambiente urbano as Nephila clavipes e Loxosceles.
As baratas são insetos com hábitos noturnos que habitam lugares quentes e úmidos. Seus hábitos alimentares são variados: alimentos ricos em amido, açúcar, gordura ou até mesmo sangue, insetos mortos, resíduos de lixo ou esgoto. Esses insetos são considerados vetores mecânicos de diversos microorganismos nocivos aos seres humanos, podendo causar uma infinidade de doenças. As espécies mais comuns nas áreas urbanas são Periplaneta americana e Blatella germanica.
São parasitas que se alimentam de sangue do hospedeiro, habitando principalmente locais de clima quente. Podem ser encontrados em animais, frestas, mato, etc. Sua saliva pode causar nos seres humanos ou animais alergia, irritação, febre e até mais doenças como anemia, encefalite e doença de lyme.
São insetos que vivem em colônias. Cada grupo possui tarefas específicas para a sobrevivência da colônia. Dentro das mais de 2.000 espécies existentes de cupins, apenas 3 pertubam a população: cupim de solo ou subterrâneo, cupim de plântio e cupim de madeira seca.
São insetos que vivem em colônia com divisão de tarefas entre si. Habitam os ambientes urbanos, artificial ou natural. Podem causar aos seres humanos desde alergias até transmissão de doenças graves.
São insetos considerados vetores mecânicos, pois são capazes de transmitir diversas doenças, especialmente relacionadas a alimentação.
Insetos que podem ser encontrado em diversos ambientes. São transmissores de doenças como malária, dengue, zika, chikungunya, entre outras.
Insetos minúsculos que podem infestar casas, prédios, hotéis, apartamentos inteiros, etc. São parasitas igual os carrapatos, mas conseguem ficar até um ano sem se alimentar de nenhuma fonte de sangue. Na cidade habitam pequenas rachaduras ou frestas.
Mais um inseto parasita sanguíneo. Geralmente infestam animais de estimação como gato e cachorro, provocando picadas incômodas que diminuem a qulidade de vida dos animais.
Uma das pragas mais temidas pela população em geral. São extremamente bem adaptados ao convívio humano. Habitam locais com água, abrifo e alimento em excesso. Os roedores são capazes de transmitir diversas doenças como leptospirose, peste bulbônica, entre outras.
São insetos que comem de tudo: roupas, tapeçarias, frutas secas, pepéis, grãos, livros e muito mais. São fáceis de serem localizados, pois fazem seus casulos em canto de paredes, teto ou dentro de guarda-roupas.
Av Marques Paraná, 395 CEP 24030-215